I Simpósio Educação Matemática em Debate
No período dos dias 22/09 à 25/09
ocorreu o I Simpósio Educação Matemática em Debate
(SIMPEMAD) promovido pelo departamento da Matemática da UDESC no hotel
Mercure Prinz, o evento contou com palestras e apresentações de trabalhos por
acadêmicos.
A abertura do SIMPEMAD, contou com a presença da Profª Maria Bicudo que discutiu com os participantes o seguinte tema: “O que está em debate em educação matemática”, onde destacava que se muito se fala em discutir a Educação Matemática, porém frisava se realmente há um debate e qual é este debate na educação, questionando-se porque a educação matemática está em suspeita. A profª nos convenceu que é tão difícil discutir a educação matemática pelo fato da separação da sociedade em grupos de matemáticos de ponta nunca aceitarem o debate de educação matemática, pois esta é uma área que vem crescendo muito nos últimos anos.
A abertura do SIMPEMAD, contou com a presença da Profª Maria Bicudo que discutiu com os participantes o seguinte tema: “O que está em debate em educação matemática”, onde destacava que se muito se fala em discutir a Educação Matemática, porém frisava se realmente há um debate e qual é este debate na educação, questionando-se porque a educação matemática está em suspeita. A profª nos convenceu que é tão difícil discutir a educação matemática pelo fato da separação da sociedade em grupos de matemáticos de ponta nunca aceitarem o debate de educação matemática, pois esta é uma área que vem crescendo muito nos últimos anos.
No segundo dia do
evento tivemos a oportunidade de assistir a palestra “Entre tantos e quantos:
Práticas e pesquisas em educação matemática”, onde o palestrante Carlos Roberto
Vianna falou que nos falta a naturalidade das crianças para enxergar o mundo.
Esta conclusão foi percebida quando palestrante nos contou sobre as diferenças
das experiências realizadas com crianças e com adultos. A tarde houve a
apresentação do minicurso Confecção de jogos matemáticos educativos, que
foi oferecido pelos bolsistas do PIBID matemática da UDESC.
Na quarta-feira, o professor Ademir
Donizete Caldeira da UFSCar ministrou a palestra Modelagem matemática e suas relações com a ciência, tecnologia e
sociedade, onde ele iniciou
falando sobre a história da educação no Brasil e sobre o mundo das ideias criado
por Platão. Caldeira falou ainda sobre como ensinar matemática nos tempos de
“Wase” e “Whatsapp”, além de como ensinar matemática de modo que ela seja
útil, e que todo professor pode fazer isso através do livro didático.
No quarto e último dia de evento, os
alunos do PIBID apresentaram mais dois trabalhos, na parte de pôster e
comunicações orais, sendo eles: Relatos das atividades desenvolvidas pelos
bolsistas do subprojeto do PIBID em Licenciatura em Matemática e Ensinando através de jogos: uma estratégia de ensino
e aprendizagem para o ensino de divisibilidade.
O Minicurso Oficinas de Jogos
Matemáticos oferecido pelos acadêmicos da UFMG, apresentaram 3 jogos
utilizados nas visitas que os alunos fazem a universidade com duração de 2
horas, para uma compreensão dos conteúdos, nos proporcionou ideias a serem
aplicadas no PIBID.
A tarde houve a divertidíssima palestra
do profº João Frederico da Costa Azevedo Meyer da UNICAMP com o tema: Da
beleza da matemática que se aprende para a força da matemática que se usa. Primeiramente
questionou o porquê estudar matemática e porque a mesma ainda nos motiva . Ele
nos mostrou a beleza da matemática que aprendemos em sala de aula, que a mesma
pode ser vista em diferentes momentos do cotidiano, que esta matemática pode se
adequar a vida Que teremos alunos que irão gostar da matemática, aqueles que
detestarão e aqueles que não fazem diferença, mas que cabe a nós professores,
mostrar a eles como a matemática pode ser perfeita e linda.
Sendo assim, podemos concluir que o
evento proporcionou grandes reflexões e aprendizagem para nós bolsistas do
PIBID. É certo que o que aprendemos irá contribuir para nossa formação e também
atuação nas escolas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário