quarta-feira, 8 de outubro de 2014

I Simpósio Educação Matemática em Debate

No período dos dias 22/09 à 25/09 ocorreu o I Simpósio Educação Matemática em Debate (SIMPEMAD) promovido pelo departamento da Matemática da UDESC no hotel Mercure Prinz, o evento contou com palestras e apresentações de trabalhos por acadêmicos.
         A abertura do SIMPEMAD, contou com a presença da  Profª Maria Bicudo  que  discutiu com os participantes  o seguinte tema: “O que está em debate em educação matemática”, onde destacava que se muito se fala em discutir a Educação Matemática, porém frisava se realmente há um debate e  qual é este debate na educação, questionando-se porque a educação matemática está em suspeita. A profª nos convenceu que é tão difícil discutir a educação matemática pelo fato da separação da sociedade em grupos de matemáticos de ponta nunca aceitarem o debate de educação matemática, pois esta é uma área que vem crescendo muito nos últimos anos. 
No segundo dia do evento tivemos a oportunidade de assistir a palestra “Entre tantos e quantos: Práticas e pesquisas em educação matemática”, onde o palestrante Carlos Roberto Vianna falou que nos falta a naturalidade das crianças para enxergar o mundo. Esta conclusão foi percebida quando palestrante nos contou sobre as diferenças das experiências realizadas com crianças e com adultos. A tarde houve a apresentação do minicurso Confecção de jogos matemáticos educativos, que foi oferecido pelos bolsistas do PIBID matemática da UDESC.

Na quarta-feira, o professor Ademir Donizete Caldeira da UFSCar ministrou a palestra Modelagem matemática e suas relações com a ciência, tecnologia e sociedade, onde ele iniciou falando sobre a história da educação no Brasil e sobre o mundo das ideias criado por Platão. Caldeira falou ainda sobre como ensinar matemática nos tempos de “Wase”  e “Whatsapp”, além de como ensinar matemática de modo que ela seja útil, e que todo professor pode fazer isso através do livro didático.
No quarto e último dia de evento, os alunos do PIBID apresentaram mais dois trabalhos, na parte de pôster e comunicações orais, sendo eles: Relatos das atividades desenvolvidas pelos bolsistas do subprojeto do PIBID em Licenciatura em Matemática e Ensinando através de jogos: uma estratégia de ensino e aprendizagem para o ensino de divisibilidade.
O Minicurso Oficinas de Jogos Matemáticos oferecido pelos acadêmicos da UFMG, apresentaram 3 jogos utilizados nas visitas que os alunos fazem a universidade com duração de 2 horas, para uma compreensão dos conteúdos, nos proporcionou ideias a serem aplicadas no PIBID.

         A tarde houve a divertidíssima palestra do profº João Frederico da Costa Azevedo Meyer da UNICAMP com o tema: Da beleza da matemática que se aprende para a força da matemática que se usa. Primeiramente questionou o porquê estudar matemática e porque a mesma ainda nos motiva . Ele nos mostrou a beleza da matemática que aprendemos em sala de aula, que a mesma pode ser vista em diferentes momentos do cotidiano, que esta matemática pode se adequar a vida Que teremos alunos que irão gostar da matemática, aqueles que detestarão e aqueles que não fazem diferença, mas que cabe a nós professores, mostrar a eles como a matemática pode ser perfeita e linda. 
       Sendo assim, podemos concluir que o evento proporcionou grandes reflexões e aprendizagem para nós bolsistas do PIBID. É certo que o que aprendemos irá contribuir para nossa formação e também atuação nas escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário