domingo, 19 de outubro de 2014

Aplicação de Roteiros

Nas últimas semanas foi aplicado com os alunos das duas escolas sedes do PIBID de Matemático o projeto intitulado Roteiros. O primeiro roteiro foi aplicado  com uma turma do 7º ano da Escola Rodolfo Meyere e com a turma do 8º ano da Escola Pedro Ivo Campos. A atividade consistia em analisar uma reportagem retirada do jornal intitulada “Pacto Pela vida: Uma dose de esperança para quem mais precisa”. Objetivo de revisar conteúdos matemáticos, como por exemplo, porcentagem. As perguntas referentes ao roteiro envolviam não somente matemática, mas questões que exigiam um raciocínio crítico do aluno, levando-o assim a refletir sobre a reportagem em questão. Notou-se uma grande dificuldade por parte dos alunos em interpretar o texto e retirar os dados, além de dificuldade na leitura. Por se tratar de uma atividade diferente da qual não estão acostumados, no início pode-se observar que os alunos se sentiram meio “perdidos”. Uma das turmas avaliadas nesta atividade foi bastante agitada e alguns alunos não conseguiram terminar a atividade. Para a realização dos cálculos foram disponibilizas calculadoras do laboratório, visto que se tratava de números grandes. Diferente do que imaginávamos os alunos já tinham domínio sobre o aparelho e usaram sem nenhuma dificuldade.  
Também foi aplicado um segundo roteiro na escola Rodolfo Meyer, que se tratava sobre “Lixo na rota do Pan - Poluição da Baía de Guanabara vai prejudicar competições náuticas nos jogos do Rio-2007”.  Aplicada com as turmas do 1º ano do ensino médio e com a turma do 6º ano da Escola Pedro Ivo Campos. A atividade era semelhante ao que foi aplicado com as outras turmas, porém o que diferenciava era os conteúdos matemáticos abordados. A grande maioria das atividades referentes ao segundo roteiro abordava regra de três e algumas questões de interpretação de texto da reportagem que estava sendo explorada. As turmas que foram aplicadas os roteiros eram turmas boas, não tiveram duvidas na hora das resoluções, dominavam os conteúdos. Os alunos podiam utilizar todo material para consulta e utilizar calculadora, pois eram números grandes de se trabalha.
Acreditamos que a aplicação desse projeto nas turmas foi uma experiência boa, pois isto mostra que a matemática não é utilizada em sala de aula para apenas fazer cálculos, mas sim mostrar que a matemática está no dia-a-dia das pessoas.


                   


Nenhum comentário:

Postar um comentário