quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Clube da Matemática


Exibindo DSCN4601.JPGExibindo DSCN4596.JPG



Nos dias 16 e 17 de setembro de 2014, cerca de 30 alunos da UDESC, alguns professores e alguns participantes do subprojeto PIBID da Licenciatura em Matemática, como a coordenadora de área (Regina Helena Munhoz) e o professor supervisor de uma das escolas sede (Airton Camilo Correa Jr) participaram de uma viagem para Telêmaco Borba - PR para visitarem o Clube da Matemática, coordenado pela professora Mônica Soltau da Silva, professora de Matemática, idealizadora do clube, com dois livros publicados sobre jogos desenvolvidos nesse clube.
Chegamos a Telêmaco Borba no dia 16 de setembro de 2014 já pela noite apenas saímos para lanchar em um lugar escolhido pela professora Mônica e após isso dormimos em um alojamento tudo organizado com muito carinho.
        No dia 17 de setembro pela manhã, conhecemos o laboratório e todas as atividades do Clube de Matemática na escola Positivo, onde a professora Mônica trabalha e local onde começou todo esse projeto. Tivemos uma recepção muito calorosa assim nos sentimos muito bem acolhidos pela escola. Conhecemos o laboratório que conta com uma imensidão de jogos, tudo muito bem organizados, com um padrão de alta qualidade. Também conhecemos a madeireira, onde os alunos reproduzem os jogos confeccionados com materiais alternativos em madeira, para terem exemplares que fiquem com uma maior durabilidade. Também fazem a restauração dos jogos que já foram confeccionados, tudo com supervisão de um profissional que trabalha junto com os alunos.
        A escola Positivo no decorrer do dia nos ofereceu lanches e almoço, para todos os alunos, e nos oportunizou  conhecer toda a escola, até mesmo entrar nas salas de aula e conhecer os alunos, e descansar na sala dos professores.
  No período da tarde, conhecemos duas escolas publicadas que tem o projeto do Clube de Matemática e a Matemática no Recreio, que são disponibilizados alguns jogos com monitores auxiliando e os alunos na hora do recreio podem explorar esses jogos. Na primeira escola todos já estavam nos esperando muito bem organizados, nos divertimos com todos os alunos e eles nos apresentaram o laboratório do Clube de Matemática nessa escola. A outra escola desenvolve os mesmos projetos que a primeira que visitamos e além disso, há pouco tempo, foram feitas 
pinturas de jogos no chão do pátio da escola (muito bem feitas - fotos abaixo) que propiciam que os alunos possam interagir de forma direta com os jogos. Assim, os alunos aprendem matemática brincando.
       Foi um momento único, todos se emocionaram em ver que uma professora dedicada  pode sim fazer a diferença na vida de todas aquelas crianças, podemos realmente sentir o privilégio de ser educador e não deixar que as dificuldades nos façam desistir. Ficamos honrados em poder participar desse momento e apenas agradecer a todo carinho da Mônica, da Escola Positivo e das outras duas escolas públicas que abriram suas portas. Uma viagem que pode reconstruir sonhos, e aperfeiçoar nossas ideias de projetos para aplicarmos com nossos alunos. Com certeza trouxemos em nossas bagagens uma grande experiência e novos conhecimentos.

Exibindo DSCN4437.JPGImagem JPEG
Laboratório sede do Clube da Matemática na escola Positivo.


Exibindo DSCN4583.JPGExibindo DSCN4567.JPG
Matemática no recreio.
Imagem JPEGImagem JPEG
Segunda escola visitada, com jogos pintados no chão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário