Por Caroline Vanessa Wendeland e
Regina Helena Munhoz
A Escola Municipal Governador Pedro Ivo Campos (EMPIC)
trabalha com salas temáticas, ou ambientes, para cada disciplina, com o intuito
de melhorar a aprendizagem dos alunos a partir do uso adequado do espaço pedagógico
disponível. Esta estratégia pode motivar os alunos através de estímulos visuais
presentes na sala, tornando-a mais bonita e a presença neste local mais
prazerosa.
O objetivo das pibidianas que trabalham nesta
escola foi decorar a sala de Matemática com materiais característicos da
disciplina, transformando a sala de aula num ambiente interativo de aprendizagem,
mediado pelo conhecimento. Todo o processo teve apoio da coordenadora do PIBID
– Matemática, Regina Helena Munhoz, e da professora supervisora do projeto na
escola, Valkiria Karnopp.
Nas semanas que antecederam a montagem da sala,
foram produzidos diversos materiais para decorar a mesma. Foram algumas tardes
de trabalho de recorte e colagem, tudo feito com dedicação com o intuito de
motivar os alunos ao aprendizado de matemática. Considerando as dificuldades
dos estudantes para internalizar fórmulas e propriedades, um varal matemático
foi desenvolvido e fixado na lateral da sala. Neste varal estão penduradas as propriedades
de potências e radicais, a fórmula de Bháskara, fórmulas de áreas e volumes de
diversas figuras, representação gráfica dos conjuntos numéricos, entre outros.
Na tarde da montagem da sala, este varal foi o
primeiro a ficar pronto. Após isso, foi a vez do mural no fundo da sala. Com o
objetivo de ajudar na organização da disciplina na escola, neste mural estão
disponíveis os horários do Clube de Matemática, datas de provas e trabalhos de todas
as turmas dos professores que utilizam a sala, informações sobre as Olimpíadas
de Matemática que a escola participa e ainda curiosidades matemáticas. Após o
término da colocação do mural, foram distribuídos alguns sólidos geométricos
feitos com cartolina no fundo da sala e no teto.
Depois, foi feita a reta de números reais que foi colocada
acima do quadro. O material utilizado foi fita de cetim vermelha e números confeccionados
em papel laminado. Buscou-se apresentar não somente os números inteiros, mas
também racionais e irracionais. Próximo à reta também ficaram as regras de
sinais, que sempre confundem os estudantes.
Alguns ajustes foram feitos no mês de maio,
como o gráfico no quadro, e a sala foi inaugurada no início de junho.
Quero parabenizar os professores envolvidos nesse projeto, pela iniciativa e conclusão.
ResponderExcluirNosso país precisa disso, de profissionais que fazer as coisas com amor .