terça-feira, 14 de julho de 2015

Sala Ambiente De Matemática Da Escola Pedro Ivo Foi Redecorada



Por Caroline Vanessa Wendeland e

Regina Helena Munhoz



A Escola Municipal Governador Pedro Ivo Campos (EMPIC) trabalha com salas temáticas, ou ambientes, para cada disciplina, com o intuito de melhorar a aprendizagem dos alunos a partir do uso adequado do espaço pedagógico disponível. Esta estratégia pode motivar os alunos através de estímulos visuais presentes na sala, tornando-a mais bonita e a presença neste local mais prazerosa.
O objetivo das pibidianas que trabalham nesta escola foi decorar a sala de Matemática com materiais característicos da disciplina, transformando a sala de aula num ambiente interativo de aprendizagem, mediado pelo conhecimento. Todo o processo teve apoio da coordenadora do PIBID – Matemática, Regina Helena Munhoz, e da professora supervisora do projeto na escola, Valkiria Karnopp.
Nas semanas que antecederam a montagem da sala, foram produzidos diversos materiais para decorar a mesma. Foram algumas tardes de trabalho de recorte e colagem, tudo feito com dedicação com o intuito de motivar os alunos ao aprendizado de matemática. Considerando as dificuldades dos estudantes para internalizar fórmulas e propriedades, um varal matemático foi desenvolvido e fixado na lateral da sala. Neste varal estão penduradas as propriedades de potências e radicais, a fórmula de Bháskara, fórmulas de áreas e volumes de diversas figuras, representação gráfica dos conjuntos numéricos, entre outros.


 Varal Matemático
Na tarde da montagem da sala, este varal foi o primeiro a ficar pronto. Após isso, foi a vez do mural no fundo da sala. Com o objetivo de ajudar na organização da disciplina na escola, neste mural estão disponíveis os horários do Clube de Matemática, datas de provas e trabalhos de todas as turmas dos professores que utilizam a sala, informações sobre as Olimpíadas de Matemática que a escola participa e ainda curiosidades matemáticas. Após o término da colocação do mural, foram distribuídos alguns sólidos geométricos feitos com cartolina no fundo da sala e no teto.

Fundo da Sala
Depois, foi feita a reta de números reais que foi colocada acima do quadro. O material utilizado foi fita de cetim vermelha e números confeccionados em papel laminado. Buscou-se apresentar não somente os números inteiros, mas também racionais e irracionais. Próximo à reta também ficaram as regras de sinais, que sempre confundem os estudantes.


Montagem da reta de números reais
Alguns ajustes foram feitos no mês de maio, como o gráfico no quadro, e a sala foi inaugurada no início de junho.






Um comentário:

  1. Quero parabenizar os professores envolvidos nesse projeto, pela iniciativa e conclusão.
    Nosso país precisa disso, de profissionais que fazer as coisas com amor .

    ResponderExcluir