segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Subprojeto PIBID da Licenciatura em Matemática da UDESC participação no VI ENALIC – Encontro Nacional das Licenciaturas


Franciara de Amorim
Sabrina Pires

De 14 a 16 de dezembro de 2016 aconteceu o VI ENALIC – Encontro Nacional das Licenciaturas, juntamente com o V Seminário Nacional do Pibid, o IV Encontro Nacional de Coordenadores do PIBID e X Seminário Institucional PIBID PUC\PR, o evento foi intitulado de “Diversidade e complexidade dos Espaços tempos da formação de professores”.
Os eventos realizados de forma associada têm o propósito de possibilitar a exposição e o diálogo sobre experiências e pesquisas que integrem os diferentes espaços e tempos da formação inicial e continuada de professores para a Educação Básica.
O objetivo do evento era o fortalecimento e a consolidação de políticas e práticas de formação e atuação docente que poderiam contribuir para a valorização do magistério e da carreira docente; propor estratégias de combate à evasão nos cursos de licenciatura; elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica; oportunizar a criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar; elaborar soluções para a superação de problemas identificados no processo de ensino e aprendizagem no cotidiano das escolas de educação básica; articular teoria e prática na formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura e na docência na educação básica.
O subprojeto do PIBID Matemática participou do evento apresentando trabalhos nas duas modalidades disponíveis (comunicação oral e Exposição de Objetos). No caso da modalidade Comunicação Oral os trabalhos apresentados foram: “Matemática e Educação Ambiental: Economizar Energia Elétrica Vale a Pena?” e “PIBID da Licenciatura em Matemática da UDESC: algumas vivências”. E em Exposição de Objetos apresentou o trabalho intitulado “Os Jogos Contribuindo com o Processo de Ensino-Aprendizagem de Matemática de Alunos da Educação Básica de Uma Escola Estadual de Joinville”.
O evento teve alta relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, sociocultural e educacional do País, pois trata diretamente dos impactos das políticas e das práticas na formação dos docentes, com ênfase na diversidade de traços e na complexidade dos paradoxos que marcam a profissionalidade docente na contemporaneidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário