Um dos projetos desenvolvidos pelo PIBID de matemática da UDESC Joinville é a criação do laboratório de ensino de matemática (LEM) na Escola de Educação Básica
Professor Rudolfo Meyer, localizada no bairro Floresta,
bairro da região do sul da cidade de Joinville. Após diversas leituras realizadas nas reuniões, concluímos que todas as escolas deveriam
ter um espaço destinado ao laboratório de matemática, em razão da estimulação
da criatividade dos alunos e também da aprendizagem dos envolvidos. Porém, muitos
profissionais ainda, defendem que é possível ensinar assuntos abstratos para
alunos sentados em carteiras enfileiradas e com o professor tendo como auxílio
apenas o quadro negro, situação cotidiana na maioria das escolas brasileiras.
Mas para aqueles que possuem uma visão mais atualizada de educação matemática,
o laboratório de ensino é uma grata alternativa porque, hoje, o ensino da
matemática se apresenta com necessidades especiais e o LEM pode ajudar a escola
a atender essas necessidades.
O LEM deve ser mais do que um depósito
de materiais, sala de aula, biblioteca ou uma espécie de acervo de matemática,
ele deve ser o lugar da escola onde os professores estão empenhados em tornar a
matemática mais compreensível e mais próxima aos alunos. O LEM é uma
sala-ambiente para estruturar, organizar, planejar e facilitar o pensamento
matemático. Podendo tornar o trabalho altamente gratificante para o professor e
a aprendizagem compreensiva e agradável para o aluno. É necessário termos em mente que a
realização em si de atividades manipulativas ou visuais não é garantia de
aprendizado. Para que ocorra a aprendizagem, faz-se indispensável também a
atividade mental do aluno. E a utilização de materiais do laboratório de
matemática se torna um ótimo catalizador para que o aluno construa seu saber
matemático.
O laboratório foi criado em uma sala que servia como depósito de materiais e os móveis presentes nele foram doações do patrimônio da UDESC. Na sala são confeccionados jogos, desenvolvidos projetos para serem aplicados em sala de aula e também horários de monitoria para tirar dúvidas.
Antes da implementação do laboratório.
Laboratório de Ensino de Matemática
Nenhum comentário:
Postar um comentário